Como automatizar o processo de cobrança extrajudicial sem prejudicar o relacionamento com o cliente
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15 de outubro de 2019Oferecer ao cliente diferentes canais de comunicação é uma tendência entre as empresas. Com o objetivo de melhorar o relacionamento e a interação, hoje mais e mais negócios apostam em canais de comunicação diversos. No entanto, mais do que oferecer quantidade e comodidade ao cliente e ao consumidor, é fundamental que esses canais sejam integrados para que a comunicação seja efetiva.
O conceito de omnichannel surgiu a partir disso, ou seja, da necessidade de se integrar diferentes canais. Usando a tecnologia, as empresas podem integrar telefone, chats, redes sociais e até o contato via site. Porém, mais do que tirar dúvidas e orientar clientes, essa solução também apresenta excelentes resultados na cobrança, especialmente quando se trata do comunicado de cobrança.
Quer saber como o omnichannel melhora o comunicado de cobrança? Então, não deixe de conferir!
Omnichannel na cobrança: evitando a inadimplência
Nem sempre um cliente deixa de pagar por falta de recursos. O simples esquecimento pode fazer com que um boleto deixe de ser quitado. Porém, é muito fácil que a desatenção de um cliente se transforme em inadimplência e todo o relacionamento entre em risco.
A melhor forma de evitar esse tipo de problema é o envio de comunicados relativos ao vencimento da cobrança. Usando uma boa ferramenta, além de enviar um e-mail ou SMS lembrete, é possível avaliar o tratamento negativo das mensagens e saber quais são os canais mais efetivos para falar com cada cliente.
O tratamento preventivo, além de diminuir as taxas de inadimplência, evita problemas no relacionamento. Toda empresa sabe do custo alto de se conquistar clientes no mercado. Logo, é importante priorizar o relacionamento antes e durante a cobrança.
Encontre seus inadimplentes: comunique a cobrança de forma efetiva
Algumas soluções omnichannel, além de oferecerem a integração de canais, contam com a funcionalidade da geolocalização. Quem trabalha com cobrança sabe quão difícil é localizar inadimplentes e fazer com que o comunicado de cobrança de fato chegue até eles! Com esse tipo de funcionalidade, no entanto, mais do que cobrar por diferentes canais, é possível garantir que o cliente inadimplente recebeu o comunicação de cobrança.
Múltiplos canais: mais discrição, mais efetividade na cobrança
A verdade é que nenhum cliente gosta de ser cobrado. Porém, certos canais soam menos invasivos e podem ser mais efetivos na hora de recuperar o crédito. A vantagem de usar uma solução omnichannel é que a empresa consegue saber justamente quais são os canais que são mais efetivos com cada devedor. Há quem prefira um SMS, já para outros o e-mail é mais utilizado. Com uma solução omnichannel é possível mapear e entender o perfil do devedor, tornando o processo de cobrança mais customizado e mais focado em resultados a partir do comportamento de cada cliente.
Facilidade no pagamento e mais resultados
Outro fator que pode ser melhorado no comunicado de cobrança através do omnichannel é a facilidade no pagamento. Além de notificar o cliente em diversos canais, também é possível oferecer a ele diferentes formas de pagamento na própria mensagem. Isso significa que o cliente tem mais formas de quitar sua dívida e se ver livre o quanto antes de novas cobranças. Esse pequeno detalhe, torna muitas vezes a recuperação do crédito mais ágil, já que o cliente tem menos obstáculos para fazer o pagamento.
Integração com uma plataforma de negociação
Embora a comunicação de cobrança seja um ponto estratégico para a maioria das empresas que precisam entrar em contato com inadimplentes, o processo de cobrança nem sempre é finalizado durante essa etapa. Em determinados casos, é necessário negociar com o devedor. E, nesse sentido, soluções omnichannel também podem ajudar. Hoje algumas empresas podem contar com ferramentas completas que vão desde o comunicado do cliente inadimplente até o ajuizamento de uma ação de cobrança, além de contarem com uma plataforma de negociação. A comunicação entre todos os canais é feita de forma integrada e fluída, facilitando a condução do processo.
Através dessa funcionalidade é possível que o cliente inadimplente simule possibilidades de pagamento ou negocie diretamente com contato. Essa funcionalidade também faz um mapeamento do comportamento de navegação do usuário, de modo que a empresa consegue ter mais informações estratégicas sobre a cobrança.
Integração com soluções de protesto
Por fim, assim como a empresa pode contar com a funcionalidade de uma plataforma de negociação, ela também pode contar com uma solução de protesto. Todo o processo é feito de forma integrada com as centrais de protesto, além de promover a guarda digital e envio dos documentos originais.
O processo de cobrança não se limita a uma única fase. Por isso, mais do que oferecer diferentes canais para o comunicado de cobrança, a empresa também deve estar pronta para integrar outras funcionalidades ao processo. O omnichannel representa hoje para as empresas que precisam fazer a cobrança mais agilidade e comodidade, sem afetar o relacionamento com o cliente. Afinal, quanto mais efetivo e menos invasiva for a cobrança, maiores chances de recuperar o crédito sem prejudicar o relacionamento.
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[…] A análise de sucesso é direcionada para o cliente e não para a empresa. Afinal, o cliente só é um cliente porque ele obtém resultados satisfatórios com a contratação de produtos e serviços, o que faz com que ele tenha uma boa percepção da marca. Um bom suporte visa não apenas resolver problemas, como também reconquistar a confiança e a visão positiva que o cliente tem da marca. Esse tipo de abordagem mais estratégica, no entanto, requer conhecimento e dados que somente boas ferramentas de suporte podem oferecer.Você já conhecia ferramentas de suporte que transformam o relacionamento com o cliente? Confira também como a tecnologia omnichannel vem auxiliando a comunicação da cobrança. […]