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22 de outubro de 2019Toda empresa que precisa lidar com a cobrança de inadimplentes tem grandes desafios pela frente. Encontrar o devedor, recuperar o crédito de forma ágil e evitar o desgaste no relacionamento com o cliente são apenas alguns deles.
O retorno do investimento também costuma ser uma questão. Afinal, contratar uma empresa ou uma equipe interna para fazer a cobrança, é um investimento que nem sempre tem o retorno esperado. Os custos operacionais costumam ser altos, porém os resultados das negociações, em geral são baixos.
A boa notícia é que a tecnologia vem mudando esse cenário. Através de soluções de cobrança digital é possível recuperar o crédito de forma ágil, sem perder o cliente.
Hoje 94% dos brasileiros já utilizam a internet para trocar mensagens de texto e de voz. Por isso, usando estratégias de cobrança e multicanal a empresa consegue acessar o cliente em momentos mais confortáveis para negociar a dívida. Usando e-mail, SMS, WhatsApp, chatbots para cobrança e um portal digital de negociação a empresa possui diversas alternativas para acessar o cliente de uma forma mais favorável para a recuperação do crédito.
Para saber mais sobre as soluções digitais e como a inteligência artificial vem beneficiando a cobrança, vale a pena conferir!
A automatização da cobrança digital através de ferramentas
A cobrança digital possui uma série de vantagens tanto para as empresas que necessitam recuperar o crédito, quanto para clientes inadimplentes. Usando soluções online, a cobrança digital evita o constrangimento e o desgaste decorrente das ligações feitas por agentes de cobrança. O cliente pode negociar fora do horário comercial e de forma discreta.
Não é à toa que, segundo dados de uma pesquisa feita pelo Instituto GEOC, 80% dos devedores que usaram soluções de cobrança digital aprovaram as ferramentas.
WhatsApp e envio de SMS
Usando o WhatsApp ou mesmo SMS, a empresa pode notificar o devedor da dívida, bem como, oferecer as alternativas para o pagamento. Esse canal costuma ser bastante eficiente tanto para realizar a cobrança de forma ativa, isto é, feita pela empresa credora, como pode se transformar em um canal de negociação, onde o próprio cliente inadimplente acessa a empresa pata obter informações para o pagamento dos valores.
Chatbots para cobrança
Chatbots nada mais são do que robôs capazes de interagir com o cliente inadimplente. Usando a inteligência artificial, os robôs conseguem solucionar dúvidas e orientar o devedor. Através de softwares específicos, os chatbots podem ser integrados a diversas ferramentas de chat como o Facebook Messenger, por exemplo. Além disso, por meio de plugins específicos, chatbots para cobrança podem ser instalados diretamente no site da empresa.
A principal vantagem dos chatbots para cobrança são a rapidez e eficiência da ferramenta. Ao contrário do telefone ou e-mail, o contato é direto e o usuário não precisa esperar para solucionar sua questão.
Através da inteligência artificial, os robôs podem não apenas fazer o atendimento, como também a negociação. É possível promover negociações em minutos ou direcionar o cliente para um atendente específico.
Empresas que já adotaram os chatbots para cobrança vem se surpreendendo bastante. Além de uma redução de custos de quase 95%, os chatbots tem uma taxa de ROI alta, representando um retorno de 7 vezes o investimento.
Portais de negociação
Por fim, os portais digitais de negociação também estão ganhando bastante espaço na cobrança. Essa ferramenta, além de facilitar a interação com o cliente devedor, permite a simulação de diferentes condições de pagamento, facilitando assim a recuperação do crédito. Usando um portal digital de negociação, o cliente inadimplente consegue encontrar uma forma de pagamento que caiba no seu orçamento, auxiliando assim a resolução da dívida.
Para as empresas essa ferramenta é também interessante já que ela monitora e coleta dados dos usuários. Essas informações podem ser usadas de forma estratégica para criar ações que previnem a inadimplência.
Negociado com ferramentas digitais
“Mas, afinal, o cliente inadimplente se sente seguro em negociar com ferramentas digitais?”. Essa é uma pergunta frequente feita por gestores financeiros e gerentes. Afinal, muitos já conhecem os antigos sistemas de inteligência artificial utilizados especialmente por empresas de telefonia, cujos resultados eram bastante falhos.
No entanto, a tecnologia avançou bastante. Hoje os chatbots, por exemplo, conseguem realizar um atendimento de ótima qualidade. Especificamente no setor de cobrança, os chatbots conseguem realizar a negociação como um atendente real. A ferramenta é capaz de colher dados do usuário de forma antecipada. Assim, quando o usuário acessa o chatbot o robô já possui dados para realizar uma negociação personalizada.
Outra vantagem dos chatbots para cobrança diz respeito à rapidez. Quando a negociação é feita por atendentes, alguns dados do cliente demoram a chegar, atrasando a negociação. Isso ocorre porque nem sempre o setor de cobrança tem todas as informações sobre o cliente inadimplente e é preciso consultar outros departamentos.
Por fim, o desgaste no relacionamento com o cliente é bem menor. Isso porque os robôs acabam oferecendo alternativas para o cliente inadimplente se colocar em ação, na medida de suas possiblidades. Como o processo é mais objetivo, não existe todo o estresse de uma negociação promovida por um atendente.
Hoje as empresas contam com diversos recursos para realizar a cobrança de clientes inadimplentes. Enquanto no passado, era preciso investir alto sem perspectiva de retorno, hoje ferramentas avançadas oferecem mais segurança e agilidade na recuperação do crédito, além de claro, preservarem o relacionamento com o cliente.
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